segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DOENÇAS CAUSADAS PELO TATO

                                      DOENÇAS CAUSADAS PELO TATO
                                                                                                                                                                                                         A- A acne (ou espinha) é uma das alterações de pele mais comuns que existem e geralmente produção de gordura da pele em função das mudanças hormonais que o corpo passa durante a puberdade; B- calo é uma área dura de pele que se tornou grossa e rígida como uma resposta a repetidos contatos e pressões; C- Eczema é uma lesão de pele causada por uma inflamação, eles iniciam, geralmente, pelo aparecimento de vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) da superfície cutânea; D- Fogo-selvagem (Pênfigo Foliáceo) atinge principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele erosada (em carne viva) e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas; F- Furúnculo é uma infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo; G- Os pênfigos são doenças que causam o aparecimento de bolhas na pele e, algumas vezes, nas mucosas. Eles têm, como característica comum, a localização das bolhas na camada mais superficial da pele, a epiderme;H- As rugas são sucos na derme causadas por alteração de três importantes componentes: colágeno, elastina e ácido hialurônico. Quando envelhecemos, todos esses componentes diminuem, alterando a estrutura da pele; I- As sardas são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara e ruivas; J- A sarna (escabiose) é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas..

problema de visão.

Todo mundo tem alguém na família ou pelo menos conhece alguém que usa óculos. Geralmente pensamos logo nos nossos avós, pois a maioria dos idosos tem dificuldade para enxergar. Mas ao contrário do que se pensa, os problemas de visão ocorrem na infância e adolescência. Pesquisas revelam que 1 em cada 5 crianças em idade escolar sofre de problemas de visão. Uma criança não tem como comparar se está enxergando bem ou não e dificilmente vai se queixar , o que pode trazer sérios problemas para o aprendizado e a saúde.
Os sintomas podem ser:

 
                                                                                
- Dificuldade de leitura: Quando você lê um livro, preste atenção se precisa aproximá-lo dos olhos ou se é necessário afastá-lo. Observe se as letras ficam meio embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça sobre seus olhos.
- Piscamento: Observe se você pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura.
- Sensibilidade exagerada à luz: Em ambientes claros a pessoa não consegue abrir os olhos totalmente, que em seguida começam a lacrimejar.
- Terçol Freqüente: É uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a região avermelhada e inchada.

- Dores de Cabeça: Geralmente durante ou após a leitura ou ao assistir televisão.

- Tonteiras: Também são freqüentes durante a leitura.

Se você tem algum desses sintomas deve consultar um oftalmologista que irá fazer alguns exames para confirmar se você tem ou não problemas de visão. Se for confirmado, é capaz de você escutar uns nomes bem esquisitos como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Mas não precisa se assustar. Esses são os nomes específicos para cada problema. Quer conhecer?

Então , confira abaixo:
Miopia - Dificuldade de enxergar de longe
Hipermetropia - Dificuldade de enxergar de perto


Então, nada de ficar com medo de ir ao médico fazer o exame. Você verá a vida com outros olhos.

Depois disso, certamente você deverá usar óculos. E nem pensar em ficar chateado e achar que você é o único. Pelo contrário. Os óculos vão te fazer enxergar tudo, bem direitinho. Seja de longe ou de perto. E além do mais, hoje em dia, existem óculos com armações bem modernas. Podem ser coloridos, redondos ou quadrados, grandes ou pequenos. Existem até alguns em que as armações são tão fininhas que ficam quase imperceptíveis.
É só escolher um que você se sinta bem ou fazer uma coleção. Já pensou que legal usar um óculos diferente todo dia ?
Astigmatismo - A imagem fica desfocada, meio embaçada devido a uma alteração na Córnea (camada transparente sobre a parte colorida).

Problemas de audição

Pessoas tem problemas de audição, isso depende muito da idade de cada paciente.
Se você fica exposto a altos níveis de decibéis por períodos de tempo prolongados, pode desenvolver uma doença auricular grave. Nós pessoas temos problemas de audição como:

Tontura
Vertigem
Labirintite                                                                                                                                                                               
A perda auditiva condutora pode acontecer, por exemplo, quando o cerume impede os sons de chegarem ao ouvido interno, onde são transformados em impulsos nervosos elétricos transmitidos para o cérebro. Ferimentos no tímpano e infecções do ouvido médio também podem causar perda de audição condutora.

Doenças da visão

Doenças causadas pela visão
 
Existem varias doenças que prejudicam a visão, como a catarata: Ocorre quando o cristalino fica o pacificado. A causa mais comum é a senil, ou seja, todos nós podemos ter um dia.
 O que conjuntivite? Conjuntivite e quando o olho inflama e fica vermelho por causa das bactérias da mão quando a gente cossa o olho



Doenças Respiratórias

Doenças respiratórias 
Asma- A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar                                                                                                                                     Sinusite- A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios Peri nasal, ou seja, dos seios que existem há volta do nariz. Os seios Peri nasais são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula muco que em condições normais deve ser claro e fluidas e que escorre normalmente para o nariz (fossas nasais) sem criar quaisquer problemas. Existem quatro tipos de seios; os seios maxilares que se situação nas maxilas da face, os seios frontais que se situam na testa por cima do nariz e os seios etmoidais (do etmóide) que estão atrás do nariz e juntos à testa e cabeça e o seio do esfenóide. Quando eles inflamam forma-se a sinusite.
Tuberculose - A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível, que ataca o homem e compromete principalmente os pulmões, embora possa se localizar em qualquer parte do corpo. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, através da tosse, pela qual o doente elimina bacilos no ar. Os bacilos são aspirados por outra pessoa e vão se instalar no pulmão, onde podem desenvolver o foco inicial da doença.
Rinite- Rinite alérgica é o processo inflamatório alérgico da mucosa de revestimento das fossas nasais (tecido alvo na rinite).
Quais os principais alegremos envolvidos na rinite alérgica?
Os principais alegremos inalantes são: poeira doméstica, ácaros, mofo, secreções e excreções animais, penas, plumas e pelos de animais, pólens e poluentes. Alérgenos alimentares e medicamentosos também podem provocar os sintomas da rinite
Pneumonia- A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Nosso pulmão é exposto constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que incluem o reflexo de tosse, as células do sistema imune e microscópicos cílios na árvore brônquica que "varrem" os agentes invasores para fora das vias respiratórias.
Bronquite- A bronquite é uma doença respiratória que provoca inflamação e inchaço dos brônquios (as principais vias aéreas que ligam a traquéia e os pulmões). Quando as membranas mucosas que revestem esses tubos inflamam, as glândulas mucosas nas membranas se expandem e liberam mais muco.
Gripe- A gripe é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório, incluindo o seu nariz, garganta, brônquios e pulmões. A gripe é causada por um vírus chamado Influenza. Qualquer um pode contrair a gripe. Porém, crianças menores, idosos, pessoas com sistema imune enfraquecido e portadores de doenças crônicas são especialmente vulneráveis

fontes:
http://www.bancodesaude.com.br/user/4155/blog/pneumonia-sintomas-tratamento                                                         
http://www.bancodesaude.com.br/gripe/gripe