segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doenças respiratórias

Doenças respiratórias 
asma- A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar.
                                                                                                                                     sinusite- A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios Peri nasal, ou seja, dos seios que existem há volta do nariz. Os seios Peri nasais são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula muco que em condições normais deve ser claro e fluidas e que escorre normalmente para o nariz (fossas nasais) sem criar quaisquer problemas. Existem quatro tipos de seios; os seios maxilares que se situação nas maxilas da face, os seios frontais que se situam na testa por cima do nariz e os seios etmoidais (do etmóide) que estão atrás do nariz e juntos à testa e cabeça e o seio do esfenóide. Quando eles inflamam forma-se a sinusite.
tuberculose - A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível, que ataca o homem e compromete principalmente os pulmões, embora possa se localizar em qualquer parte do corpo. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, através da tosse, pela qual o doente elimina bacilos no ar. Os bacilos são aspirados por outra pessoa e vão se instalar no pulmão, onde podem desenvolver o foco inicial da doença.
rinite- Rinite alérgica é o processo inflamatório alérgico da mucosa de revestimento das fossas nasais (tecido alvo na rinite).
Quais os principais alegremos envolvidos na rinite alérgica?
Os principais alegremos inalantes são: poeira doméstica, ácaros, mofo, secreções e excreções animais, penas, plumas e pelos de animais, pólens e poluentes. Alérgenos alimentares e medicamentosos também podem provocar os sintomas da rinite
pneumonia- A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Nosso pulmão é exposto constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que incluem o reflexo de tosse, as células do sistema imune e microscópicos cílios na árvore brônquica que "varrem" os agentes invasores para fora das vias respiratórias.
bronquite- A bronquite é uma doença respiratória que provoca inflamação e inchaço dos brônquios (as principais vias aéreas que ligam a traquéia e os pulmões). Quando as membranas mucosas que revestem esses tubos inflamam, as glândulas mucosas nas membranas se expandem e liberam mais muco.
gripe- A gripe é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório, incluindo o seu nariz, garganta, brônquios e pulmões. A gripe é causada por um vírus chamado Influenza. Qualquer um pode contrair a gripe. Porém, crianças menores, idosos, pessoas com sistema imune enfraquecido e portadores de doenças crônica

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário